Ricardo Vicintin, conhecido por fundar uma das maiores empresas de metalurgia do país

Conhecido por fundar uma das maiores empresas de metalurgia do país, Ricardo Vicintin multiplicou os negócios da família e ainda por cima, criou uma das maiores empresas exportadoras de Minas Gerais. Em uma entrevista ao programa Momento de Decisão, o empresário, presidente da Rima Industrial, contou um pouco de sua vida, conforme veremos a seguir.

Momento de Decisão: Ricardo, é um prazer tê-lo aqui no Momento de Decisão.

Ricardo Vicintin: Obrigado, o prazer é todo meu!

MD: Conte para nós, como você descobriu a sua vocação para a engenharia.

RV: Na minha época de escola, quando você terminava o ginásio, você escolhia entre a área científica, de ciências exatas, ou clássico, onde o aluno poderia estudar para ser advogado, professor, etc.

Fazia-se então, um teste vocacional naquela época, realizado por uma empresa de psicologia, em São Paulo. Fiz o teste e juntou-se numa sala eu e mais 3 meninas. Eu falei “não sei o que aconteceu aqui, né? “, aí, quando fui chamado, fui recebido por 3 psicólogas.

Uma delas me disse que eu e aquelas 3 meninas, que elas iriam conversar depois, de acordo com o teste, poderíamos ser qualquer coisa, pois o teste não conseguiu identificar apenas uma opção para nós. Apenas que havia uma coisa que eu não poderia ser: músico.

E foi exatamente nesta época do teste vocaciona que senti que iria para a engenharia.

MD: Ricardo Vicintin, você veio de São Paulo, para Minas, por que?

RV: Meu pai tinha uma ligação muito forte com Minas, em São Paulo ele foi procurador pessoal do Dr. Janete e do Coronel Jovenilo Rabelo, de Divinópolis-MG. A primeira vez que eu vim pra Minas, foi em 1957, até Ouro Preto, Belo Horizonte, então desde criança, com 8 anos, eu já vinha à Minas.

Em 74, recém casado, surgiu a oportunidade por meio da Cemig de ser indicado para atuar em Várzea da Palma, onde construí minha própria indústria, a Eletro Metalúrgica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *