CONHEÇA O PROGRAMA VEREDA VIVA

A staff de pesquisa do Laboratório de Ecologia e Propagação Vegetativa da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), comandada pela Profª. Drª Maria das Dores Magalhães Veloso, experiente no desenvolvimento de projetos de veredas, começou os serviços com suporte de Ricardo Vicintin, na vereda do Buruti Grosso na primeira metade do ano de 2014.

O programa vereda viva tem como principal objetivo, restaurar a flora nas veredas e realizar plantios de diversas espécies de árvores nativas, em toda a extensão da vegetação.

Vereda

O vocábulo “vereda” é definido como caminho estreito ou caminho secundário que serve como atalho, no meio biológico, vereda é uma categoria de composição vegetal do Cerrado, segundo bioma com maior extensão e biodiversidade da América do Sul, ficando somente atrás da Amazônia.

A vereda se caracteriza pelos solos baixos e planos, que fazem margem com rios, e apresenta plantações de buritis e palmeira. As veredas presentes nas áreas transformadas pela Rima Industrial de Ricardo Vicintin em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, chamada de RPPN Alessandra Bello Vicintin, compõe parte dos principais afluentes do rio Pandeiros.

Realização do projeto Vereda Viva

A responsabilidade de cuidar das mudas de árvore, ficaram por conta dos trabalhadores da RPPN Alessandra Bello Vicintin, maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Minas Gerais, que as mantiveram em um viveiro provisório até o momento de serem plantadas na vereda de Buruti Grosso, além de prestarem auxilio no plantio.

O programa Vereda Viva contou com o apoio financeiro da Rima Industrial da unidade de São Joaquim, empresa de Ricardo Vicintin, e da ajuda direta dos colaboradores da empresa, que garantiram que as atividades de abertura e plantio fossem realizadas com sucesso, de acordo com os planos.

O número total de árvores nativas plantadas foi de 7.471, incluindo 18 espécies diferentes de 13 famílias ao todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *