Conhecido pelo seu exemplo de gestão eficaz e essência empreendedora, o presidente do Grupo Rima Industrial é frequentemente confundido como um típico mineiro. Não que tal característica esteja incorreta. Afinal, foi em Minas Gerais que o empresário consolidou sua carreira.
O que muitos desconhecem, porém, é que Ricardo Vicintin passou parte de sua vida em São Paulo.
Afinal, onde nasceu Ricardo Vicintin?
São Paulo, em 10 de Junho de 1949. Esta é a data em que o empresário Ricardo Vicintin, uma das grandes referências que temos no empreendedorismo brasileiro, nasceu.
O contexto da época trazia, dentre outros acontecimentos, o Prêmio Nobel de Literatura ao escritor William Faulkner. Na política, a fundação da República Federal da Alemanha. Na música, nasciam também nomes como o cantor Djavan no Brasil, o primeiro baterista dos Ramones, Tommy Ramone, além dos brasileiros Fagner e Zé Ramalho.
Outro fato marcante de 1949 foi a Tragédia de Superga, um desastre aéreo ocorrido no dia 4 de maio.
Apesar de paulistano, ainda pequeno o presidente do Grupo Rima Industrial foi para Minas, no ano de 1957, criando desde então uma afinidade ímpar e bem próxima com o estado mineiro.
Daí a frequente “confusão” em relação ao local onde ele nasceu.
Ricardo Vicintin: o paulistano mais mineiro do Brasil
O que lhe confere a alcunha muitas vezes, de ser o paulistano mais mineiro do Brasil (não só por isso, mas também pela sua relação próxima com o estado de Minas Gerais).
Filho do casal Oswaldo Vicintin e Aracy Righi Vicintin, a mudança definitiva do empresário para Minas Gerais ocorreu no ano de 1974.
Foi nesse período que ele criou a empresa Eletrometalur S/A – que posteriormente passou a se chamar Rima Industrial S/A.