Conhecido por fundar uma das maiores empresas de metalurgia do país, Ricardo Vicintin multiplicou os negócios da família e ainda por cima, criou uma das maiores empresas exportadoras de Minas Gerais. Em uma entrevista ao programa Momento de Decisão, o empresário, presidente da Rima Industrial, contou um pouco de sua vida, conforme veremos a seguir.
Momento de Decisão: Ricardo, é um prazer tê-lo aqui no Momento de Decisão.
Ricardo Vicintin: Obrigado, o prazer é todo meu!
MD: Conte para nós, como você descobriu a sua vocação para a engenharia.
RV: Na minha época de escola, quando você terminava o ginásio, você escolhia entre a área científica, de ciências exatas, ou clássico, onde o aluno poderia estudar para ser advogado, professor, etc.
Fazia-se então, um teste vocacional naquela época, realizado por uma empresa de psicologia, em São Paulo. Fiz o teste e juntou-se numa sala eu e mais 3 meninas. Eu falei “não sei o que aconteceu aqui, né? “, aí, quando fui chamado, fui recebido por 3 psicólogas.
Uma delas me disse que eu e aquelas 3 meninas, que elas iriam conversar depois, de acordo com o teste, poderíamos ser qualquer coisa, pois o teste não conseguiu identificar apenas uma opção para nós. Apenas que havia uma coisa que eu não poderia ser: músico.
E foi exatamente nesta época do teste vocaciona que senti que iria para a engenharia.
MD: Ricardo Vicintin, você veio de São Paulo, para Minas, por que?
RV: Meu pai tinha uma ligação muito forte com Minas, em São Paulo ele foi procurador pessoal do Dr. Janete e do Coronel Jovenilo Rabelo, de Divinópolis-MG. A primeira vez que eu vim pra Minas, foi em 1957, até Ouro Preto, Belo Horizonte, então desde criança, com 8 anos, eu já vinha à Minas.
Em 74, recém casado, surgiu a oportunidade por meio da Cemig de ser indicado para atuar em Várzea da Palma, onde construí minha própria indústria, a Eletro Metalúrgica.